sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Conserva de pimentas

Raul Carneiro

Mais uma receita de pimenta em conserva. Isso é algo que nunca falta aqui em casa. Ótima opção para acompanhar uma infinidade de pratos.

Ingredientes:

10 pimentas dedo de moça lavadas e picadas (eu mantive as sementes pois gosto da conserva mais picante);
Vinagre branco;
Sal 1 colher das de sobremesa;
Pimentas em grão (peq quantidade);
1/4 de uma cebola picada;
Alecrim.

Preparo:

 Em um vidro estéril, acrescente os ingredientes, feche e homogenize. Nos primeiros dias mexa um pouco para que a pimenta enxarque e se acomode no vidro.

Bom apetrite.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Geléia de maçã

Raul Carneiro

Essa receita foi feita somente a partir da polpa da maçã, obtida após ter feito o suco das maçãs, que foi usado para fazer geléia de pimenta. Além de ficar bom, é uma excelente forma de aproveitar a polpa.

Ingredientes:

Polpa de 8 maçãs (se preferir, compre o suco de maçã pronto);
400 gr de açúcar refinado;
Canela;
40 mL de suco de limão.

Preparo:

leve os ingredientes ao fogo até ferver. Abaixe o fogo e vá mexendo até dar ponto de geléia. Esse ponto é verificado ao colocar um pouco de geléia em um pires frio e incliná-lo, observando a textura que você gostaria.

Coloque a geléia em vidros esterilizados.

Bom lanche!



quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Geléia de abacaxi com hortelã

Raul Carneiro

Nesta receita de geléia de abacaxi optei por fazer parte com hortelã (vidros de baixo na foto) e parte sem (vidor de cima). Ambas ficaram muito boas. A receita com hortelã dá um sabor a mais e fica diferente das geléias usuais de abacaxi.

Ingredientes:

2 abacaxis maduros;
800 Kg de açúcar refinado;
80 mL de suco de limão;
Folhas de hortelã picadas;

Preparo:

Descasque o abacaxi e bata no liquidificador. Deixe um pedaço fora do liquidificador, picado em pedaços bem pequenos. leve o suco e pedaços de abacaxi ao fogo, adicionando o suco de limão e o açúcar,

Aqueça até levantar fervura. Abaixe o fogo e reduza até dar ponto de geléia. Esse ponto é verificado ao colocar um pouco de geléia em um pires frio e incliná-lo, observando a textura que você gostaria.

Coloque a geléia em vidros esterilizados.

Bom lanche!

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Compota de laranjinha Kinkan

Raul Carneiro 

O fim de semana foi inspirado: Pesto de manjericão, geléias de pimenta, abacaxi, maçã, abacaxi e hortelã, picles de pimenta e Kinkan em calda. Começamos a fazer o estoque de presentes de natal desse ano, que darão origem a muitas receitas postadas.


Para começar, a laranjinha Kinkan em calda. Essa laranja tem origem na China, mas é comum no Brasil.
Normalmente costumo comê-la inteira e natural, mas esse doce ficou muito bom, especialmente para acompanhar um sorvete ou mesmo sevida sozinha.

Ingredientes:

1 Kg de laranjinha Kinkan lavadas, picadas e sem sementes, em 4 partes;
600 gr de açúcar refinado;
Canela;
80 mL de suco de limão;

Preparo:

Coloque as laranjas picadas na água e aqueça até ferver (retira o amargor no doce). Desligue o fogo e deixe esfriar totalmente (não retire antes de esfriar pois irá deformar as laranjas se colocá-las quentes na água fria).

Lave-as em água corrente e leve a uma panela. Acrescente água até cobrir toda a superfície das laranjas. Adicione o suco, o açúcar e aqueça. Ao ferver, abaixe o fogo, mexendo com alguma frequência. A redução da calda levou cerca de 2 horas.

     
Teste o ponto da calda, verificando o momento em que levantar a colher e começar a querer fazer um fio.

Desligue o fogo. Deixe esfriar um pouco e coloque em um vidro esterilizado. Tampe bem.

Bom apetite.



domingo, 25 de setembro de 2011

Três coisas no Rio Grande do Sul: Rio das Antas


Meu celular caiu na água e minhas fotos se perderam, inclusive a que seria usada nessa postagem. Subindo a serra, de Bento Gonçalves em direção a Passo Fundo, uma bela visão do vale, cortado pelo Rio das Antas, próximo ao município de Veranópolis. 

A foto se perdeu com meu celular, mas encontrei uma imagem que dá uma boa ideia sobre a paisagem.  Muito bonito.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Três coisas no Rio Grande do Sul: Vinhedos e paisagens..


A caminho de Garibaldi, o caipira aqui parou em um posto e perguntou ao frentista como fazer para chegar em algum vinhedo no município. O gaucho riu e disse que era só seguir a estrada mesmo... não deu outra: um vinhedo após o outro! rs... Listo aqui os que visitei.

Vinhedo Don Laurindo

Entrando na estrada que vai para o Vale dos Vinhedos, é impossível visitar todos, ao menos em um único dia. O primeiro que visitei foi indicação do Sr Alfredo, da Queijaria Valbrenta, que recomendou que primeiramente eu visitasse um vinhedo que fosse menor e familiar. Aconselhou-me o Don Laurindo.

Fui atendido pela Viviane e pelo Julio e tive uma aula sobre o processo de fabricação de vinhos e seus diferentes tipos e aromas.

Gostei muito dos vinhos. Acabei comprando um Assemblage de uvas Tannat, Merlot e Cabernet Sauvignon. Os grandes vinhedos são fantásticos, mas indo à esta região, não deixe de também visitar vinhedos menores. Você irá se surpreender.


Vinhedo Miolo

Foi muito bacana conhecer o vinhedo Miolo: um lugar muito bonito, com excelente estrutura e atendimento muito profissional.
Pude conhecer amostras de diferentes videiras, explicações muito práticas sobre cultivo, pragas e peculiaridades, além de visitar as caves de armazenamento e envelhecimento, que são galerias gigantescas no subsolo. 
Amostras de diferentes tipos de videiras
 Caves de armazenamento dos vinhos
 Caves de envelhecimento dos vinhos
Claro que, em cada vinhedo, a gente acaba por degustar distintos tipos de vinho. A degustação no vinhedo Miolo foi especial, com explicações detalhadas sobre cada tipo. Gostei especialmente do vinho "Castas Portuguesas", que pessoalmente nunca vi no sudeste. O passeio e degustação nesse vinhedo são fantásticos.

 Vinhedo Casa Valduga
Este é outro vinhedo que não pode deixar de ser visitado. Infelizmente cheguei no final da tarde e não consegui visitar todas as instalações. Contudo, só pela arquitetura, paisagem e vinhos disponíveis na loja vale muito a pena visitar. Provei o "Dueto" (Pinot noir e Shirraz) e acabei levando mais uma garrafa para casa...

Vinhedo Peterlongo
Esse vinhedo está localizado dentro da cidade de Garibaldi. É muito antigo e aconchegante. Dos vinhedos que visitei foi o que menos gostei do atendimento, talvez pelo maior foco dos atendentes nos grupos de turistas, deixando mais isolados visitantes fora desses grupos. De qualquer forma vale a pena visitar pela história e ambiente de um vinhedo tradicional e mais antigo.

Vista parcial do vinhedo da Peterlongo e da cidade de Garibaldi
Além desses vinhedos ainda existem milhares que eu não pude visitar. Sem dúvida alguma um passeio por essa região demandaria ao menos 5 dias...

Clique aqui e confira outras edições do "3 coisas, vários lugares"

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Três coisas no Rio Grande do Sul: Queijos, embutidos e uma boa conversa

Vale dos Vinhedos - Queijaria Valbrenta 




O estado do Rio Grande do Sul é repleto de surpresas, além de um povo muito sociável e simpático.

Em uma pausa de trabalho, tive a oportunidade de visitar o Vale dos Vinhedos, localizado entre os municípios de Garibaldi e Beto Gonçalves. Infelizmente, não trouxe minha máquina fotográfica, mas o celular foi suficiente para colher imagens dessa experiência muito bacana.

Logo no início do trecho, parei na Queijaria Valbrenta, onde conheci o Sr Alfredo Guera, descendente de italianos, mas que ainda conserva um sotaque meio gaúcho, meio italiano.


Foram pelo menos 50 minutos de um papo muito agradável, regado a uma degustação de queijos e embutidos feitos pela queijaria. 

A prova de queijos começou por um grana padano (uma espécie de parmesão frutado de excelente sabor), passou por um queijo com tomate seco e azeitona, um gouda, um queijo ao vinho e assim se seguiu até os embutidos. Experimentei diferentes tipos de salaminho (inclusive um de javali e um milano codimentado), além do copa e do parma. Sem contar nos licores de pistache, geléias e afins que a casa possui...


Foi impossível não levar o queijo com tomate seco e azeitona, além de um salaminho de javali e um copa. Realmente fantásticos. Mais bacana foi poder conversar sobre cada produto, como é feito, conhecer a queijaria e, principalmente pessoas e histórias muito interesantes.

Visitando o Vale dos Vinhedos, não deixe de parar na Queijaria Valbrenta. Vale a pena pelo papo e pelos produtos!

Clique aqui e confira outras edições do "3 coisas, vários lugares"

Confira as postagens mais populares do Entre Receitas