sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Pizza de Tupaciguara

Raul carneiro
Essa receita é muito típica de minha cidade natal, Tupaciguara, Minas Gerais. Creio que o mais correto seria chamá-la de torta mas por lá é chamada de pizza mesmo e por isso mantive o nome.

Servida com guaraná mineiro gelado, tem gosto de festa de aniversário. Uma excelente opção para um lanche de fim de tarde.

Ingredientes:

O recheio

400 g de frango desfiado
Queijo minas frescal
04 tomates sem pele picados
01 cebola picada
Azeitona picadas
Salsa e cebolinha picadas
Sal e pimenta

A massa:

02 colheres das de sopa de manteiga
01 colher das de sopa de óleo
01 colher rasa das de sopa de açúcar
01 colher das de sopa de fermento biológico
01 copo (300 mL) de leite morno
03 ovos
Farinha de trigo (aproximadamente 4 chávenas)
Sal e pimenta

Preparo do recheio:

Refogue a cebola, acrescentando os tomates e mexendo até começarem a desmachar. Acrescente o frango desfiado, as azeitonas e tempere com sal e pimenta a gosto. Ao final acrescente o cheiro verde e reserve.

Preparo da massa:

Misture o fermento e o açúcar ao leite. Despeje 02 chávenas de farinha de trigo em uma vasilha, abra um buraco no centro da massa e adicione 02 ovos, a manteiga, o sal e o leite. Misture bem. Vá adicionando a farinha e sovando a massa até que a mesma esteja ainda mole, mas que desgrude dos dedos e do fundo da vasilha. Deixe a massa descansar por 10 minutos.

Retire um pequeno pedaço da massa e faça uma bolinha, coloque esta dentro de um copo com água.

Em seguida divida a massa em duas partes: uma para o fundo e outra para a cobertura da pizza. Abra a massa com o auxílio de um rolo em superfície salpicada de farinha de trigo.

Preparo da pizza:

Unte com óleo um tabuleiro (forma de metal) e forre-o com a massa que foi aberta. Acrescente o recheio, espalhando-o uniformemente sobre a massa. Em seguida forre o recheio com fatias de queijo minas frescal.

Abra a outra metade da massa e cubra o recheio. Pincele uma gema de ovo sobre a superfície. A pizza deverá ficar com cerca de 4 cm de altura.

Verifique a bolinha no copo d'água, quando a bolinha boiar (significa que a massa cresceu o suficiente), leve o tabuleiro ao forno a 180 graus por cerca de 30 minutos.

Retire, corte em pedaços e sirva quente ou frio. Bom apetite.

7 comentários:

  1. Bem esta pizza ficou fantástica, até fiquei com água na boca....

    ResponderExcluir
  2. Rau que delicia! Recheado de Queijo fresco, deve a sua ficar super melhor! Fica esfarelentinho de queijo por dentro? Anotei tudo. Obrigadão pela receita. Vc ja voltou da Argentina? Beijao Priscila

    ResponderExcluir
  3. Nossa gostei dessa receita Raul
    vou arriscar fazer...
    bjos

    ResponderExcluir
  4. Nossa, que legal! Adorei descobrir seu blog. Morei muito tempo em Tupaciguara, fui criada lá. E também tenho um blog de receitas e afins. Essa pizza é tudo de bom mesmo. Quando vou pra lá sempre como um delicioso pedaço na panificadora da bueno brandão, perto do Banco do Brasil.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Amei sua receita, continue, e gostei de ver o nome de nossa querida terra da mae de deus. abrços seus pais.

    ResponderExcluir
  6. Olá Raul! Testei sua receita esta semana e estou postando a experiência lá no meu blog. Abraços.

    ResponderExcluir

Confira as postagens mais populares do Entre Receitas