segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Conheça a raça Heeler

A raça Heeler ou Australian Cattle Dog é originária da Austrália, surgida no século XIX, oriunda de cruzamentos realizados pelos ingleses com o intuito de obter um cão resistente, capaz de percorrer longas distâncias em um ambiente inóspito e que pudessem trabalhar bem com o gado, já que as raças de cães inglesas de pastoreio não suportavam o ambiente australiano rústico.

O nome Heeler vem de heel (calcanhar em inglês) e é dado pelo hábito desta raça de abordar bovinos por trás, mordendo o calcanhar. A raça também é conhecida pelo nome Australian Cattle Dog (em português, cão boiadeiro australiano), Australian Queensland heeler, Blue Heeler ou Red Heeler (red ou blue dependendo da pelagem).

A Pelagem
.
A pelagem do Heller sofre influência de 10 pares de genes que interagem entre si (maiores informações visite o site pelo link abaixo:

As marcações variam bastante, mas basicamente a pelagem pode ser blue ou red, salpicados de branco, o que dá uma aparência de grisalho.

Os cruzamentos

Diante da dificuldade dos colonizadores ingleses em gerar cães adaptados ao norte da Austrália, região mais árida e quente, os fazendeiros começaram a fazer cruzamentos entre a os cães conhecidos como Smithfields e o Dingo (cão selvagem, nativo da Austrália).
Cão da raça Smithfield
O resultado não saiu exatamente como o esperado, pois os cães, apesar de serem silenciosos para o trabalho com o gado, se mostravam pouco confiáveis, mordendo o gado com freqüência e atrapalhando o trabalho.
Dingo (cão selvagem nativo da Austrália)

Em seguida, tentaram acasalar Dingos com Collies. Mais uma vez não agradou completamente, pois os cães latiam em excesso e também atrapalhavam o trabalho.

Em 1840, Mr. Thomas Hall acasalou um casal da raça Smooth Collie com Dingos nativos e obteve cães de pelagem avermelhada, que ficaram conhecidos como Halls Heelers. O novo cruzamento deu origem a cães muito hábeis em conduzir o gado em silêncio. Também deitavam-se no chão a fim de evitar que os animais saíssem da trilha.

Cão da raça Smooth Collie


O cruzamento entre Smooth Collies e Dingos contribuiu muito para o desenvolvimento da raça, que também teve a participação das raças Bull Terrier, Dálmata e Kelpie. A raça foi plenamente reconhecida em 1980 pelo American Kennel Club.

Cão da raça Bull Terrier



Cão da raça Dálmata



Cão da raça Kelpie


A personalidade

A enorme facilidade em aprender comandos complexos fizeram da raça destaque entre fazendeiros que desejam cães altamente confiáveis no trabaho com rebanhos. Como são cães muito inteligentes, podem se tornar um tanto insubordinados se perceberem que seus donos não transmitem a liderança necessária.

São cães reservados com estranhos e extremamente leais e companheiros com o dono. Demandam muita atividade física e mental e não suportam a solidão. O relacionamento com crianças é muito bom.

O Heeler é um cão de porte médio, robusto, de muita energia, longevo (está entre as raças de médio porte que mais vivem) e muito inteligente (é a décima raça em inteligência conforme o ranking do livro “A inteligência dos cães”, de Stanley Coren).

Dos problemas mais comuns à raça estão a atrofia progressiva de retina, luxação de patela e surdez congênita. Devendo-se ter atenção para evitar acasalamentos endogâmicos e retirar da reprodução animais que apresentarem esse tipo de problema.

Clique sobre a tela abaixo para assistir a um video sobre a raça


Gostou? Então comente.

Confira as postagens mais populares do Entre Receitas