terça-feira, 13 de outubro de 2009

Comida do futuro ou o futuro da comida?

Clique sobre a imagem para ampliar
O que iremos comer daqui a vinte anos? Como iremos produzir, conservar e preparar os alimentos num futuro próximo?

Estas questões levaram ao lançamento de um concurso de ideias promovido pela multinacional Philips com o objetivo de investigar possíveis caminhos para o futuro da comida. Levou-se em conta as atuais tendências, extrapoladas para um horizonte temporal de cerca de vinte anos no futuro.

Após árduo trabalho, os designers sintetizaram as suas ideias em três grandes projetos.

O primeiro desses projetos, intitulado home farming (agricultura doméstica), é semelhante a um móvel alongado com prateleiras. Consiste numa estufa dividida em diferentes níveis com a possibilidade de obter condições ambientais diferentes em cada nível e assim cultivar diferentes
espécies vegetais. Nos níveis mais baixos possui um reservatório de água que permite a criação de peixes. É, no fundo, semelhante a uma geladeira, mas com os alimentos vivos e, portanto, sempre frescos.

Eu teria um desses na minha sala tanquilamente! rs...

Clique sobre a imagem para ampliar
O segundo projeto, diagnostic kitchen (cozinha diagnóstica), não é mais que um monitor que fornece informação personalizada sobre a comida. Graças a este dispositivo será possível saber qual o estado exato dos alimentos que se prepara para ingerir, e mais: existe um pequeno sensor que se engole como um comprimido e que fornece indicações precisas sobre o que necessita comer baseado na sua condição física e requisitos nutricionais.


O último projeto foi chamado de food creation (criação gastronómica). A partir de vários alimentos, este engenho cria combinações de diversas formas e consistências.

É de todos os projetos o mais misterioso mas as suas potencialidades prometem ser extraordinárias.

Será o fim da eterna dúvida sobre o que vai ser o jantar...até lá, fico com minha cozinha mesmo, mas bem que gostaria dos dois primeiros projetos...


Fonte

4 comentários:

  1. Super interessante...ainda não tinha parado para refletir sobre a comida do futuro(ou vice-versa).
    Eu também teria de imediato o tal "Home Farming", adorei! :D
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Super interessante, mas eu quero mesmo é continuar com minhas panelas de todo dia! kkkkkk

    ResponderExcluir
  3. muito legal, ajudou no trabalho escolar

    ResponderExcluir
  4. Raul,muito interessante este post, pois do jeito que andamos com agrotoxicos e transgenicos talvez a saida seja essa , se formos lias espertos que a Phillips, vamos tratar de preservar nossas sementes puras, caso contaraio estaremos nas maos da Monsanto entre outras grandes corporações que alem de nos colocar goela abaixo as sementes e seus produtos derivados modificadas vai nos cobrar royalties ... mas o maior problema eles não vão resolver: a deterioração da saude de novas gerações e a conta dos medicos...Visite meu blog, transito num universo rustico demais para um nivel tecnologico deste porte, mas sou bem capaz de aprecia-las: bonitas e funcionais. So não me parecem "sustentaveis". Gostei muito das receitas de massas, simples e faceis de fazer... muito "gostoso" o blog. Aproveito para te apresentar o blog Come-se da Neide Rigo, tenho certeza que voce vai se deliciar! O meu: http://agroecologiace.blogspot.com.br. Ate a proxima!
    Elaine Batista

    ResponderExcluir

Confira as postagens mais populares do Entre Receitas